domingo, 27 de março de 2011

Volvió El Sol...


Shakira voltou a ser a mesma Shaki de sempre ao lançar o ótimo Sale El Sol, seu terceiro álbum de estúdio bilingue. Depois do morno She Wolf, ela abusa das raízes latinas e faz uma viagem gostosa entre ritmos e letras pra lá de emotivas e algumas bem sensuais.

Tudo começou quando nas rádios surgiu a eletrizante Loca, acompanhada inusitadamente de Dizzee Rascal, dono de músicas pra lá de esquisitas - mas com Shakira deu um show! A maior sacada da colombiana é colocar a mesma música em duas versões, em inglês e em espanhol. Loca vem também com El Cata, e não deixa nada a desejar para a versão mais comercial.


Depois do clipe e do single de Loca, veio a bela balada Sale El Sol, com uma letra e melodia grudentas. Aí sim voltamos de vez aos belos tempos de Pies Descalzos e afins.

Faixa a faixa, vamos curtir o êxito de Shakira. Ah, e reparem que muitas faixas nos levam a viajar pelos seus trabalhos anteriores, até os mais remotos, desde Estoy Aqui:

1 - Sale El Sol
- Como já foi dito, uma balada grudenta e de refrão fácil de decorar e sair cantando por aí. Lembra muito Pies Descalzos.

2 - Loca
- Mostra aquele lado elétrico e dançante, misturando com as bases latinas. Ótima tanto com Dizzee, quanto com El Cata.

3 - Antes de Las Seis
- Linda balada, nos leva aos momentos românticos e cheios de êxito, como em Inevitable, Octavo Día e afins.

4 - Gordita (feat. Residente Calle 13)
- Uma das mais inusitadas e poderosas do álbum, traz uma Shaki num estilo mais perversa, devassa... Sí, mamita, esta faixa é praticamente um achado, uma interação animal entre os envolvidos - o melhor é prestar atenção no diálogo; melhor quando ele diz que preferia a bela quando ainda era 'gordita', com a cara rechonchuda, lá na época do primeiro álbum.. mas claro que ele gosta também agora, com seu corpo sarado e seu lado más ordinaria... rs

5 - Addicted to You
- Uma mistureba de inglês e espanhol, um ritmo caliente, e uma faixa ótima para dançar e curtir en la noche de fiesta...

6 - Lo Que Más
- Piano e a voz gostosa e envolvente de Shakira. Uma balada apaixonante e reconfortante.

7 - Mariposas
- Mais agitadinha, tem uma pegada mais slow-rock e com um refrão que certamente gruda.

8 - Rabiosa (com Pitbull ou El Cata)
- Seguindo o exemplo de Loca, aqui Shakira encara novamente El Cata na versão em espanhol, mas em inglês manda ver com o amigo-de-todos Pitbull. Super dançante e cheia de ginga latina, a letra é safada nas duas línguas e faz a galera dançar ao som dos tambores. Oye, Papi, feel like a moca... demais!!



Estes são "los perros" que acompanham Shaki - El Cata, Residente Calle 13 e Pitbull

9 - Devoción
- Toda cheia de gemidos, parece que Shakira está cantando em uma cama, com uma bela lingerie. Uma deliciosa balada, também numa pegada slow-rock.

10 - Islands
- Mostrando o domínio no inglês, Shakira nos faz voltar lá em Laundry Service, quando ela se arriscou pela primeira vez - e muito bem - no idioma extranjero. Agitadinha, com suas guitarras leves, é uma balada pra curtir e viajar.

11 - Tú Boca
- Totalmente alucinante, Shakira manda ver no seu lado rock star! Yes, rock it!!

12 - Waka Waka (This Time for Africa)
- Uma febre durante a Copa do Mundo 2010, realizada na África, Waka Waka tem uma pegada mais raiz, agitada entre o latino e a alegria africana. Particularmente eu não curti muito, mas gosto é gosto, cada um tem o seu. Por mim nem estaria no CD.

E apenas para constar, temos como Bonus Tracks as ja citadas versões em espanhol de Loca e Rabiosa, e mais uma versão de Waka Waka.

Um ótimo CD, Shakira mandou ver e fez bonito! Já não era sem tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário